Flexão de Braço

Com certeza a flexão de braço é um dos exercícios mais famosos do mundo até os adolescentes magrelos "nerds" fazem pra ganhar um pouco de músculo e não pense que por parecer simples ele não tenha utilidade.

Como esse post eu espero ajudar o pessoal que quer variar um pouco os treinos de flexão, complementar os seus treinos de Parkour e até mesmo pra quem não sabe nem como começar.

PARTE FISIOLÓGICA:
É bom você saber o que acontece com o seu corpo, assim você pode evitar várias lesões e não fica sem intender nada quando uma parte que não tinha nada a ver com o exercicio ficar doendo.

Ao contrário do que muitos pensam, as flexões de BRAÇO não servem somente para os "BRAÇOS", tudo depende de quão bem feitas forem as flexões, e também do estilo. Roubando, você arrisca só trabalhar o cérebro (se enganando de que está dando certo). Quando bem feitas, as flexões clássicas (braços em 90 graus em relação ao corpo, na altura dos ombros, e usados para levantar o corpo do chão) em geral trabalham:
  • Principal foco: músculos da região peitoral
  • Foco secundário: tríceps, deltóides / ombros e costas (principalmente a parte inferior)
  • Quando bem feitas – com o corpo todo concentrado: impacto também nos abdominais

E os bíceps? Embora indiretamente afetados, como em qualquer exercício de braço bem feito, não dá para dizer que eles serão os principais beneficiados por flexões de braço feitas no chão. A flexão na barra, feita com as palmas das mãos voltadas para o corpo, exercitam o bíceps diretamente (assim como as costas), e podem ser um dos melhores complementos para a sua série de flexões de braço no chão.

MÉTODOS

Flexões Rápidas (explodindo): Em geral, desta forma você vai adquirir mais definição nos músculos (pra você que tá pensando em ficar bonitinho), mais explosão e rapidez na hora de se fazer um saut de bras por exemplo.

Flexões Lentas: Em geral, desta forma você adquiri mais força, que também é muito importante para o parkour.

PORRA IAN! ENTÃO QUAL É O MELHOR JEITO?
Junto e misturado cumpadi! O ídeal é fazer uma mesclagem dos dois, ai vai do seu gosto a forma de misturar.

VARIAÇÕES:

Flexão clássica:
Com os pés e as mãos apoiados no chão. Com os pés juntos e as mãos paralelas ao ombro. A flexão é computada quando o braço é totalmente esticado e flexionado até os cotovelos passarem o limite das costas. Lembrando sempre que a cintura deve acompanhar o movimento dos braços pra evitar aquela "roubada".

Pra você menininha (intendam que não me refiro as mulheres e sim as homens que não conseguem fazer f
lexões mesmo) tem a opção de fazer com os joelhos apoiados ao invés dos pés. E se você for vir com o papinho de: "Aii, eu sou magro", saiba você que é até mais facil. Eu tenho 98kg, você tem 50kg, proporcionalmente é o mesmo que eu fazer supino com 98kg e você com 50kg, quer trocar?!

Flexão inclinada: Apoiando os braços no banco ou em alguma elevação com os pés no chão (recomendado mais para iniciantes que não possuem muita força ainda), ou ao contrario, com os pés apoiados em alguma elevação e as mãos no chão.


Flexão isométrica: Rapidinho aqui, o que é isometria?: "Chama-se isometria a característica de contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonistas e antagonistas de um movimento (contração mantida)"

Como se fosse uma flexão normal, só que executando uma isometria, no começo, no meio, no final ou nas três etapas.

Flexão com os cotovelos abertos: Semelhante a flexão simples só que com os cotovelos abertos, ao em vez de colados ao corpo.


Flexão Diamond: Semelhante a flexão clássica, só que nesse caso posicione as suas mãos formando um triangulo logo abaixo da linha do seu peito.


One Leg Push ups: Essa tipo de flexão pode ser usada em todas as variações de apoios. Nesse caso basta apenas tirar uma perna de apoio do chão.


Punhos fechados/ponta dos dedos: É um outro tipo de flexão na qual também pode ser aplicada a qualquer variação, com os punhos fechados ao invés da palma da mão, ou com as pontas dos dedos.

Flexão com rotação: Após a execução da flexão execute um giro de quadril ficando com apenas um braço de apoio.


Flexão com saltinho: Após a execução da flexão, suba com toda a força para dar um saltinho no final, quando suas mãos tocarem novamente o solo aproveite o embalo para descer, e suba rapidamente para executar mais um saltinho. Se quiser bater uma palma no final é bão também!



Altura das mãos variadas: Alterne a altura das mãos, posicionando uma mais a cima e a outra mais em baixo. Não esquece de trocar os braços depois pra não ficar capenga. Você também pode misturar essa com a do saltinho, a cada salto que você der alterne a altura das mãos, a que estava mais em cima fica em baixo e a que estava em baixo fica mais a cima.



Mergulho: Essa é old school e muito eficiente. A melhor forma que eu encontrei de explicar é mostando em vídeo.



Caminhada do jacaré: Novamente a melhor forma de explicar é em vídeo.



Espero que eu tenha ajudado e que vocês tenha gostado, frangaiada! Abraço
_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

Certo e Errado

O conceito de certo e errado é muito complexo, deus e diabo, bandido e mocinho e por ai vai... É tudo relativo, depende do seu ponto de vista, assim como no Parkour, não vou nem entrar no mérito do mortal e sim das técnicas.

O Parcour foi criado com técnicas básicas inspiradas em outras disciplinas (que falaremos futuramente), sempre com o objetivo de tornar as coisas mais fáceis, mais seguras e... MAIS RÁPIDAS! A palavra chave é justamente essa, ser Rápido, em sumo o conceito do “Parcours” gira em torno de ser fluído, forte e ágil, coisas que podem se confundir, por isso cada um tem o seu jeito mais fácil e é essa a mágica do parcour, ele é totalmente aplicável e adaptável a cada pessoa que o pratica, o que serve pra mim pode não servir pra você, ai que entra o meu questionamento: “Porque usar o cotovelo pra subir um muro é errado então?”

Não é errado, ninguém pode te criticar por subir com o cotovelo, você sobe mais rápido assim? PERFEITO! O maior defeito que eu percebo nas pessoas é que elas sempre ficam presas, o Parkour serve pra você conhecer o seu corpo, procure novas maneiras de subir um muro, de lado, de frente, de costas... Procure novas maneiras de passar um corrimão, explore o seu corpo, conheça tudo o que ele tem pra te oferecer, você possui a maior maquina já produzida, chega a ser idiotice se limitar. Mas veja bem, se alguém te falou que um jeito é melhor que o outro provavelmente não é atoa. Antigamente um Saut de Chat era feito por todos impulsionando com as duas pernas, um dia alguém descobriu que fazer o mesmo na passada era muito mais rápido, fluído e ia muito mais longe, de inicio, alguns que tentaram e disseram que não era bom, mais outros que tentaram e de inicio realmente acharam que daquela forma era mais devagar treinaram e perceberam que SIM, na passada era o meio mais fácil

Eu também não estou dizendo pra você sair pulando por ai, se estrepando e dizendo: “Li num blog”. Na hora do PARKOUR treine com disciplina, execute SIM 100 Saut de chats por dia... Mais na hora do PARCOUR, explore o seu corpo!
_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

21/09 Dia da Árvore

Hoje é dia da árvore. Achei por bem homenagear a árvore mais tradicional do parkour de sobradinho: "A-árvore-do-galho-indestrutível-da-quadra-3"!
Na sua primeira vez nesse lâché não terá como não perguntar: "Esse galho não vai quebrar?"
No ultimo dia 12 treinamos nele e a pergunta veio atona novamente. Chegamos a conclusão que o galho está na verdade vivo! Não cresce mas está ficando mais forte! E ainda será por muito tempo o primeiro lâché dos dos iniciantes daqui.
Quando olhamos algo sobre Método Natural, aprendemos que esse contato com o meio ambiente é necessário. É extremamente triste ver tanta degradação. O ribeirão sobradinho está com suas nascentes assoriadas e quando você faz um trilha (como a nosa tradicional subida do morro para a Quebra dos Deuses) passa a realmente acreditar que pet nasce em árvore! É de se espantar a quantidade de resíduos deixados por quem passa.
Nossa ação direta é a forma que temos de ajudar a amenizar esse problema. Temos que nos organizar corrigir isso, antes que não haja mais o salvar.
Dê seus "pequenos passos" sozinho e participe do...
"One Giant Leap"
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

PKSobrado completa um mês!

Copiando o tópico feito nada comunidade do Orkut:
"Informações sobre o Blog PKSobrado"
Pessoal! Como já sabem, agora temos um blog repleto de informações úteis!
http://pksobrado.blogspot.com/
Fiquei muito contente ao receber elogios de antigos e novos amigos do Parkour quanto ao conteúdo. Hoje notei que o blog completou um mês no dia 17! Desde o dia 19 acompanho as visitas do blog pelo Google, e pude ver que até hoje, o blog já foi visitado em 24 países (não me perguntem como eles puderam ler as postagens apenas em português).
Mas esse blog é hoje dedicado principalmente aos iniciantes do Brasil. Tentando formar uma consciência, do que é o Parkour e sua filosofia, em suas cabeças.
Sendo assim creio que estamos obtendo êxito, pois o blog já foi visto em 31 municípios distribuídos em todas as regiões do Brasil.
Peço aos iniciantes que tenham o costume de ler as postagens do blog sempre. Pois Ian e eu (que estamos gerenciando o o Blog) temos tentado atualizá-lo o máximo possível (durante alguns dias desse primeiro mês ele foi atualizado diariamente).
Este link é da agenda pública do blog. Essa aí do lado! Os treinos marcados na comunidade do Orkut e ou combinados por fora estão sendo informados nesta agenda (ponha nos favoritos).
Agenda Pública PKSobrado
Iniciante! Leia e treine!
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

No Pain, No Gain!

Quando eu comecei a treinar Muay Thai, com 13 anos, por conta de um velho habito meu, levava os meus defeitos pra casa e tentava arrumar com a ajuda de uma GRANDE amigo, o ESPELHO =). Por causa dele conseguia ver onde eu estava errando e tentava arrumar.

Treinei um bom tempo no asfalto do estacionamento da quadra do meu professor, porque a gente não tinha lugar pra treinar. Com 1 Mês era impossível treinar descalço por conta dos rasgados que tinha debaixo do pé.

Já treinei em tatame emprestado também. Eu tinha que chegar todos dias 1h mais cedo, e sair todos o dias 1h mais tarde pra deixar tudo limpo!

Treinei também em campos de areia. Mais tudo isso só fez eu pegar mais gosto pelo Muay Thai.

O mesmo aconteceu com o Parkour, na época o único que tinha carteira era o Pipe, mas não adiantava de nada porque ele não tinha carro. A gente ia de ônibus treinar, e acredite, a gente treinava MUITO, mais do que vocês imaginam! E pra voltar pra casa era uma merda... Com as mãos ardendo, as coxas gritando com você: "SENTA SEU FILHA DA PUTA, TO CANSADA". Era foda, mais mesmo assim a gente estava feliz, porque sabia que tinha cumprido o nosso dever e as adversidades eram só mais um muro pra gente subir!

Pra terminar quero deixar aberta uma ideia aqui... Em 2007 rolou um acampamento de parkour em Goiania que reuniu algumas pessoas de Brasília e várias de Goiania. Adivinha qual era o objetivo?!!! PARKOOOOUR! Tudo bem que os únicos que treinaram de verdade fomos nós de Brasília. Mais especificamente eu e o Beto. A gente almoçava treino! Começava treinando todo mundo e no final só restavam a gente!

A minha ideia é justamente essa, fazer um Acampamento de Parkour que não inclua só Parkour, trilha pra aplicarmos o Método Natural de deslocamento, cachoeira e tudo mais! O que acham?!

Vou postar aqui em baixo o vídeo do Acampamento que teve:

_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

Iniciação ao Parkour pela BRTracer

"A BRTracer realizará no mês de outubro um programa de iniciação ao Parkour."
Estava esperando o inínio da divulgação para dar minha opinião. Já estava passando da hora! Hoje temos que ver grupos sérios e comprometidos com o Parkour fazendo o Parkour, evoluindo o Parkour! É certo que muitos grupos pensaram em cobrar para ensinar Parkour. Cara, vivemos no Brasil! Um lugar onde não se dá valor nem a atletas olímpicos. Temos que nos unir, nos organizar, investir e nos desenvolver. O Parkour não muda pelo que você pensa dele ou faz por ele. O autruismo presente desde o Método Natural vai se manter. E nós vamos crescer mais e mais.

Que fique claro: Ian e Fillipe apoiam a decisão de nossos amigos da BRTracer!

Para saber mais sobre a Iniciação clique aqui!

_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

UM ENORME SALTO (One Giant Leap)

"O Parkour Generations e a ONG britânica Sandbag, elaboraram o primeiro evento mundial de Parkour contra as mudanças climáticas. A intenção é mobilizar os praticantes a favor da causa e cultivar nas pessoas ao redor o pensamento de que elas podem contribuir e tomar partido por um mundo melhor. E é com essa vontade e espírito que o Geração Tracer aliado ao BrTracer adentra a campanha para juntos darmos um “enorme salto” em direção a esse futuro mais limpo de poluentes."
Nós sempre acreditamos que a ação direta gera muito mais efeito nas causas pelas quais lutamos. E vejo esse evento como um primeiro passo nesse sentido. Claro que nós queremos estar dentro disso, um enorme salto para humanidade!
Leia mais sobre a causa..

_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

O Traceur soluciona o caminho

Pensando sobre a palavra “caminho”, lembrei que certa vez, ouvi uma parábola que falava sobre um grupo de exploradores e seu burro de carga. Andando dentro da mata fechada, eles chegaram aos pés de uma montanha. Decidiram colocar toda a bagagem em seu burro de carga e iniciar a subida por onde o burro pudesse passar. Assim o fizeram por um caminho sinuoso até o topo da montanha. Pouco tempo depois, um segundo grupo fez o mesmo, seguindo os rastros deixados pelo burro do grupo anterior. Meses depois, alguns grupos passaram pelo mesmo caminho e a vegetação ficou fácil de se transpor. Anos depois um grupo fez o mesmo caminho, demarcando e mapeando a trilha. Mais alguns anos um outro grupo aumentou a largura da trilha para que carros pudessem passar. Uma pequena vila se formou na base da montanha e se desenvolveu lentamente por 200 anos, seguindo o caminho até chegar ao topo da montanha. O caminho que o burro de carga fez, se tornou a avenida principal de uma grande cidade. O desenvolvimento dessa cidade poderia ter sido o mesmo em apenas 50 anos, se um único grupo não andasse com a cabeça abaixada para ver os rastros e sim com a cabeça erguida e os olhos por sobre os obstáculos, procurando soluções práticas.
Já pensou que esse caminho, que você faz todos os dias, que foi pré-estabelecido por alguém, pela sociedade ou por você mesmo, pode ter sido trilhado primeiramente por um burro de carga?
O nome traceur vem de “cortar caminho”. Traceur é aquele que encontra um novo caminho, um novo modo de seguir em frente, uma nova solução. E se não houver meios, o traceur se esforça ao máximo para criar os meios. Simplesmente por fé em chegar ao seu objetivo. Ele se prepara para as possibilidades que o caminho poderá oferecer.
Se adapte ao caminho e o adapte a você.
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

As visões mudam!

Fillipe diz:
Caralho..
Fillipe diz:
nego fala mta merda!
. Ian Ludgero diz:
Véi!
. Ian Ludgero diz:
A gente já falou as mesmas merdas!
Fillipe diz:
entendo.. mas..
Fillipe diz:
minhas merdas ficaram em off..
______________________________________________________________

Essa foi uma conversa que eu tava tendo com o Pipe quando a gente leu algumas besteiras que o povo escreve nas comunidades. Que foi mais ou menos a mesma que eu tive quando estava voltando do treino Jiu com o Beto.

Quando a gente começou nos tínhamos um visão totalmente diferente da que temos hoje, isso é fato. O conteúdo que a gente tinha acesso era MUITO, MAIS MUITO POUCO MESMO! Ou eram em Inglês ou Francês e as fontes em Português não eram das mais confiáveis. A gente ralou muito pra cultivar todo o conhecimento que a gente tem hoje, nada saiu mastigado. No nosso tempo não tinha essa historia de Francês vir pro Brasil...

Eu fui até Lisses pra adquirir conhecimento, eu li, re-li, ouvi, re-ouvi... Assim como fez o Pipe. E o conselho que eu posso passar é... ESTUDE!

Segue um vídeo meu antigo de 2006 mais postado em 2007. Agora que você já leu, vai treinar caralho!
_______
by Ian



Share/Save/Bookmark