Bambu são plantas das familias das gramíneas e sua Sub-Familia se dividem em Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e Olyrae (os bambus chamados herbáceos). O importante aqui pra nós são os lenhosos. Calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa.
São estruturas muito fortes, sua fibra está entre as mais fortes do mundo, ficando atrás somente da fibra do Canhamo, chegando a ser utilizadas em construções anti-terremotos. Testes mostram que a Razão entre o peso do bambu e a força que ele suporta é superior a do aço.
No nosso caso é o seguinte, com os Bambus se pode construir uma estrutura pra ajudar no nosso treinamento. Essa ídeia de montar estruturas pra simplesmente "trepar" com o fim de gerar uma condição física melhor foi criada por Marcelo Rio Branco e se deu o nome de "Integral Bambu"
COLHEITA:
Os Bambus só podem ser colhido nos meses que não possuem a letra "r"
( ) Janeiro ( ) Março (x) Maio (x) Julho ( ) Setembro ( ) Novembro
( ) Fevereiro ( ) Abril (x) Junho (x) Agosto ( ) Outubro ( ) Dezembro
Se deve levar em conta também a fase da Lua, a mais adeguada para o corte da planta é a fase de Lua Minguante, dando preferencia também as horas antes do sol nascer.
Apos o corte é recomendado que não se retire o bambu do local de corte, deixando o bambu ainda na vertical apoiado nos vizinhos durante 2 a 3 semanas.
Após esse processo, com um maçarico se esquenta o bambu para secar o amido, fonte de alimento para as traças, que destroem o Bambu.
Achou que era só cortar e tava tudo certo né?
A estrutura que eu construi aqui em casa é essa:
Mas estou querendo inovar, construir algumas retangulares, quadradas, trapezios...
http://www.youtube.com/watch?v=YNAL4KgpPG0