Poem esse pé no chão.

Minha criação foi bem assim, nunca gostei de usar tênis nem sandália, principalmente pra brincar na rua, e não adiantava mandar eu colocar porque eu ia acabar esquecendo em algum lugar... Afinal, é muito difícil subir em árvore de chinela!

Pode até parecer lorota, mais não é. Correr descalço é mais saudável, fortalece mais as pernas e evita lesões. É... ISSO MESMO, EVITA LESÕES. É CARALHO, EVITA LESÕES!

Não acredita? Vamos lá então.

Primeiro de tudo vamos intender como é a nossa pisada, e podem ser 3.

Pisada pronada: Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada.

A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita, terminando a pisada no dedão.

Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.


Pisada Supinada: Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora até se endireitar e terminar a pisada no dedinho.

Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.

Pisada Neutra: A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.

INTENDENDO COMO FUNCIONA A CORRIDA:

Com tênis: A parte do pé que primeiro toca o solo na corrida com tênis é o calcanhar, terminando com a parte superior impulsionando para mais um novo paço.
Sem Tênis: A parte do pé que primeiro toca o solo na corrida sem tênis é o calcanhar, terminando com a parte superior impulsionando para mais um novo paço.

MESMA MERDA NÉ?! AHIUAHIAHAIHAIUHAIHAIUAHI! Calma, eu vou explicar pra vocês.

O que acontece é que com o tênis, possuindo amortecimento a gente acaba forçando demais a pisada no calcanhar, isso fode com o joelho, com a coluna e com a musculatura. Outro fator é que o tênis impede a movimentação correta natural do pé.

Quando se corre descalço, já de automático você retira o peso que excede no calcanhar, a final de contas, porra, você não quer ficar com o calcanhar doendo.

O que eu recomendo na verdade é alterar os dois tipos de corrida, assim como alternar os terrenos também, subida, terra, areia, asfalto, grama. E não pense que você vai correr 10km descalço do nada, tem começar aos poucos.

A NIKE, lógico, fez um tênis justamente para sanar os defeitos que os tênis comuns causam, é o Nike free.



_______
by Ian


Share/Save/Bookmark

1 Modinhas Falando:

Anônimo disse...

Na verdade sem o tenis sua corrida muda sim.

Correndo descalço os joelhos são levemente dobrados, fazendo com que a primeira parte do pé seja o a ponta/meio, o que reduz drasticamente o impacto nos joelhos. Quando se corre descalço tbm utilizamos a força dos dedos para obter mais controlhe e impulso.

Enfim por mais que o nike se aproxime da corrida descalço a corrida de pés no chão continua incomparavelmente superior =P