Certas frases e o Parkour - Parte 1

O Parkour é uma vivencia que evidencia a liberdade. Somos livres e treinar nos faz sentir isso ainda mais. Mas liberdade não é sinônimo de indisciplina, pois o PK tem conceitos bem determinados. Conceitos estes que não estão transcritos em um “manual do traceur”. Todos estão espalhados pela internet. Seja em documentários, em vídeos, em textos de praticantes, em filmes, no que foi dito pelos primeiros traceurs e até mesmo em reportagens deturpadas pela mídia. No Parkour não temos um código delimitado por escolas. Mas entendo que o Parkour está em constante crescimento. Peço aos iniciantes de minha cidade, que “estudem” o PK.

Acho que se pode aprender muito usando algumas frases que ouvimos repetidas vezes em treinos. Fiz uma listinha simples e despretensiosa.

1- “Être et durer”
“Ser e durar”. É a frase central do Método Natural. Demonstra a necessidade de manter-se vivo inerente a qualquer ser vivente. Dentro do PK a entendemos como um alerta para que tenhamos certeza de que nossa capacidade está de acordo com o que será executado, para diminuir os riscos. Mas o entendimento mais abrangente do MN, é compreendida no sentido de motivar a busca por uma vida saudável e ligada ao natural, para que se possa estender a vida ao máximo.

2- “Être fort pour être utile”
“Ser forte para ser útil”. É a frase que motiva as técnicas do MN, a adaptação do MN como treinamento militar (“Percurso do Combatente”) e também o PK. Tem forte conteúdo altruísta, que estava na moda dentro das ideologias, perante a sociedade da década de 20.
2.1- “Ser Forte...”: Deve-se seguir a linha de entendimento do MN para o que é ser forte. Sendo uma visão mais ampla, demonstra que ser forte é ter força bruta, agilidade, resistência, equilíbrio, entre outras qualidades do físico humano. Alem de se estender até a força moral e viril, as quais seriam as verdadeiras provas de força.
2.2- “...para Ser Útil”: É uma visão mais puritana do PK, onde o que não tem utilidade prática não é executado. Sempre abre um grande e desnecessário debate sobre a utilidade de movimentos plásticos (como os giros). Essa parte evidencia o altruísmo, gerando no traceur a necessidade de ajudar quando possível, seja pelo seu físico ou até mesmo pela transmissão de seus conhecimentos.

Continua...
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

0 Modinhas Falando: