O porquê da filosofia do Parkour

Faça força no percurso! Aprenda todas as técnicas! Seja ágil! Aprenda como escalar, como lutar, como se alimentar, como vencer tudo e todos. Seja um verdadeiro tanque de guerra. E quando você for o melhor, pensará: “Para que?”
Essa pergunta só surge, quando o indivíduo acha que filosofia a do parkour é coisa de fracos, dando pouca importância para o que escrevemos aqui por exemplo.
Pensando assim cheguei a três perguntas. São elas:
É possível que alguém no parkour, evolua fisicamente passando por várias etapas, mas não evolua dentro da filosofia? E se houver essa possibilidade. Essa pessoa pode durar dentro do parkour?
Pois bem. Entendo que não seja possível uma evolução mental não acompanhar uma evolução física! Aconselhar que textos sejam lidos, e informações sobre parkour sejam buscadas é algo que se faz com iniciantes. Após um tempo, você anda com suas próprias pernas. Ai sim vem sua descoberta particular sobre o que é parkour. Se o corpo evolui e a mente fica para trás, o parkour se torna chato e sem motivo. Certa vez li, que os nazistas acreditavam que a atividade física instigava o ato de pensar e portanto a filosofia. Acho interessante esse pensamento, principalmente se veio mesmo dos nazistas! Mas creio que seja verdade.
Mas como explicar maus esportistas em todas as modalidades?
Pessoas más existem. Observando pela educação, isso é reflexo de erros de conduta na sua formação, pois sua maldade é apenas um entendimento diferenciado do que é correto. Praticamente todos sofremos com os efeitos de erros dos nossos formadores. Ai entra em cena a atividade física e o esporte, que é claramente um meio de corrigir ou amenizar os erros existentes na conduta formadora individual. Maus esportistas existem e vão continuar existindo. Isso significa dizer que um ótimo meio de consertar os erros dos formadores daquele indivíduo, que é a atividade física, não foi corretamente aproveitado.
Levanto a questão. Será que o sentimento de vaidade nutrido pela competição esportiva não vem na contra-mão do que a atividade física pode corrigir no indivíduo?
Essa questão é para um outro texto. E para concluir o porquê se deve buscar a filosofia do parkour, basta citar uma frase que vi não sei onde, feita não sei por quem:
“De que adianta ter o melhor tanque de guerra, mas não ter o soldado qualificado para opera-lo?”
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

0 Modinhas Falando: