3 segundos

(No silêncio do pensamento: Aquele movimento parecia impossível. Algumas tentativas, e alguns “quase acertos”. Não é a primeira vez que esse objetivo me desafia. Não é o primeiro dia que tento vence-lo. Trabalhei duro para melhorar minha condição física e aprimorar minha técnica. Hoje sei que posso vence-lo! Vou tentar algumas vezes. Vou repetir a técnica perfeita, e tudo vai correr bem. Vou ficar bem!... E é agora!)
(No silêncio do movimento: Um espírito de guerra se apossa do corpo. Há uma certeza de conseguir. Há uma fonte de poder, proveniente apenas do acreditar! E crer nisso é tudo. Devo estar limpo de tudo. Não há sociedade... Não há dúvidas... Não há nada alem do movimento, simples e puro movimento.)
(No acerto: Perfeito! Estou bem. Salvo e seguro! O som de vitória sai do fundo da garganta como o urro de um animal. A alegria e euforia tomam conta do corpo. É como um guerreiro que venceu a batalha, mesmo que ela tenha durado apenas 3 segundos. Olhar para os companheiros de luta e ver a alegria de todos. Ver o sorriso pela sua vitória. Ouvir uma palavra de alguém que sabe o que é estar ali na guerra. Nesse momento todos sentimos que podemos vencer e não há dúvidas.)

Dúvidas podem acabar em 3 segundos!
Share/Save/Bookmark

Padrão!

Ok.. Cambada de iniciantes modinhas daqui! Quando eu falo "treinem" só quero que o nível de vocês aumente! Não quero ver seus vídeos até que eles sejam melhores do que esse aqui!
Vejam! >D


Feliz Natal!
Share/Save/Bookmark

Aqui, as coisas vão dando CERTO!

Ando meio feliz com as coisas aqui em Sobradinho. Tudo relacionado ao PK vem caminhando bem e dando certo. Cada vez mais pessoas se interessam, nossa organização interna começou e agora parece inevitavel, os projetos enchem não só os nossos ólhos mas tambem os de pessoas que apenas podem observar e tudo está caminhando para o benefício de todos. E tudo isso começou com a coisa mais simples, que sempre tentamosfazer e nunca conseguimos:
Uma Camiseta.

Fico muito contente por ver que esse segundo semestre de 2009 foi de melhorias no PK de Sobradinho! Sei que 2010 promete, mas quero fazer como nesse ano, quando entrei esperando nada e só obtive vitórias.

Não vou falar desses tais projetos que temos, só posso dizer mesmo que se der certo, TODOS, absolutamente TODOS vão sair ganhando!
E o Parkour é o primeiro principal benefíciado!

Feliz Natal! Agora deixa eu voltar a trabalhar no que está por vir!
Share/Save/Bookmark

Reunião Parkour Sobradinho 04-12-2009

Decisões da reunião do dia 04.12.09
Resumo da pauta:

1. Treinos fixos: sábado, terça e quinta. Treino sempre marcado.
Sábados: treinos de força.
Possível treino no domingo: pra brincar.

2. Treino feminino: buscar material. Falar com Polianna (twitter). Fazer tutorial e mandar pro André pra ele aprovar. O treino vai ser ao mesmo tempo com os meninos, mas diferenciado. Responsável: Rafaela

3. Ficha cadastral: modificação, reforçando a autoridade do instrutor, obrigando o menor a fazer estritamente o que lhe foi recomendado. Registro em cartório obrigatório.
Heygon responsável por fazer documento em PHP para cadastramento online.
Menor poderá assistir aula experimental. No caso de continuar o treino, deverá levar documento assinado e autenticado.

4. Mandar pro André material do Parkour Portugal. Confeccionar material do conteúdo teórico.

5. Sobre o projeto: correr atrás dos procedimentos para início da associação.

Observações: André pediu para que cada um se pese e tire uma foto de corpo inteiro e mandar os dados e a foto pro email dele (andre.feitosa@gmail.com) para ele iniciar treinamento individual com cada um.

Mandem para o e-mail;

1 - O peso de cada um.
2 - Uma Foto de corpo inteiro, mas que seja de perto.
3 - Quantidade de flexões moderadas quem conseguem realizar em 1 minuto.

providenciem o quanto antes...

Galera, é isso que tivemos na reunião...
Próxima reunião: dia 10.12.09, após o treino na quadra 6 (19:00h).


abraço!!!
Share/Save/Bookmark

Os Jovens de hoje, são os idosos de amanhã!

Os Jovens de hoje, são os idosos de amanhã é o caralho! Meu avô morreu com 83 anos, era policial federal e recordista de subir em corda! O avô de um dos meus melhores amigos tem 94 anos de idade, ele é tão lucído que conta hístoria de quando tinha 10 anos e lembra o nome de todo mundo, a mão dele não abre mais porque já pegou o formato da inchada, e adivinha só?! Semana passada eu tava capinando terreno e fazendo buraco com ele... E eu tenho certeza que todos vocês tem uma hístoria dessas.

Agora me diz a nossa geração! Bebe, fuma, fode, vira noites e noites na night, usam drogas e fazem ciclos de anabolizantes sempre que as férias tão chegando (Não condeno quem toma bomba, apenas acho que o uso devia ser mais consciente e mais estudado, ainda tem retardado que aplica óleo nos musculos só pra eles ficarem inflamados e maiores).

Lógico, esse não são maioria, mais são boa parte! Por isso eu venho com a campanhã: vida saudavel, vida longa!

Vamos correr, vamos praticar exercícios, vamos malhar, vamos cuidar do corpo!

Meu proximo post vai ser sobre anabolizantes.
_______
by Ian
Share/Save/Bookmark

Poem esse pé no chão.

Minha criação foi bem assim, nunca gostei de usar tênis nem sandália, principalmente pra brincar na rua, e não adiantava mandar eu colocar porque eu ia acabar esquecendo em algum lugar... Afinal, é muito difícil subir em árvore de chinela!

Pode até parecer lorota, mais não é. Correr descalço é mais saudável, fortalece mais as pernas e evita lesões. É... ISSO MESMO, EVITA LESÕES. É CARALHO, EVITA LESÕES!

Não acredita? Vamos lá então.

Primeiro de tudo vamos intender como é a nossa pisada, e podem ser 3.

Pisada pronada: Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada.

A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita, terminando a pisada no dedão.

Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.


Pisada Supinada: Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora até se endireitar e terminar a pisada no dedinho.

Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.

Pisada Neutra: A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.

INTENDENDO COMO FUNCIONA A CORRIDA:

Com tênis: A parte do pé que primeiro toca o solo na corrida com tênis é o calcanhar, terminando com a parte superior impulsionando para mais um novo paço.
Sem Tênis: A parte do pé que primeiro toca o solo na corrida sem tênis é o calcanhar, terminando com a parte superior impulsionando para mais um novo paço.

MESMA MERDA NÉ?! AHIUAHIAHAIHAIUHAIHAIUAHI! Calma, eu vou explicar pra vocês.

O que acontece é que com o tênis, possuindo amortecimento a gente acaba forçando demais a pisada no calcanhar, isso fode com o joelho, com a coluna e com a musculatura. Outro fator é que o tênis impede a movimentação correta natural do pé.

Quando se corre descalço, já de automático você retira o peso que excede no calcanhar, a final de contas, porra, você não quer ficar com o calcanhar doendo.

O que eu recomendo na verdade é alterar os dois tipos de corrida, assim como alternar os terrenos também, subida, terra, areia, asfalto, grama. E não pense que você vai correr 10km descalço do nada, tem começar aos poucos.

A NIKE, lógico, fez um tênis justamente para sanar os defeitos que os tênis comuns causam, é o Nike free.



_______
by Ian


Share/Save/Bookmark

Certas frases e o Parkour - Parte 2

3- “Do ponto A ao ponto B”
Frase de David Belle, usada muitas vezes para explicar o PK. Sua versão completa, “Ir do ponto A ao ponto B, da forma mais rápida, eficiente e segura”, demonstra a lógica do movimento dentro do PK. Junto a isso há o entendimento de que não adianta ir de A para B se não há meios de retornar de B para A, mesmo que seja de outra forma.

4- “Be prepared
“Sempre pronto”. Georges Hébert viveu e escreveu sua obra por volta de 1910. Um período permeado por movimentos naturistas tanto médicos quanto pedagógicos. Momento no qual a natureza selvagem, vivenciada também no escotismo, esteve na moda. O lema Be Prepared ("esteja preparado", ou como costumamos dizer, "sempre pronto"), hoje usado pelos escoteiros, adverte que os indivíduos devem estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal, prontos para qualquer adversidade. Frase que justifica a preparação física e mental, seja para executar o movimento ou para utilizar o algum conhecimento, a qualquer momento, quando necessário.
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

Certas frases e o Parkour - Parte 1

O Parkour é uma vivencia que evidencia a liberdade. Somos livres e treinar nos faz sentir isso ainda mais. Mas liberdade não é sinônimo de indisciplina, pois o PK tem conceitos bem determinados. Conceitos estes que não estão transcritos em um “manual do traceur”. Todos estão espalhados pela internet. Seja em documentários, em vídeos, em textos de praticantes, em filmes, no que foi dito pelos primeiros traceurs e até mesmo em reportagens deturpadas pela mídia. No Parkour não temos um código delimitado por escolas. Mas entendo que o Parkour está em constante crescimento. Peço aos iniciantes de minha cidade, que “estudem” o PK.

Acho que se pode aprender muito usando algumas frases que ouvimos repetidas vezes em treinos. Fiz uma listinha simples e despretensiosa.

1- “Être et durer”
“Ser e durar”. É a frase central do Método Natural. Demonstra a necessidade de manter-se vivo inerente a qualquer ser vivente. Dentro do PK a entendemos como um alerta para que tenhamos certeza de que nossa capacidade está de acordo com o que será executado, para diminuir os riscos. Mas o entendimento mais abrangente do MN, é compreendida no sentido de motivar a busca por uma vida saudável e ligada ao natural, para que se possa estender a vida ao máximo.

2- “Être fort pour être utile”
“Ser forte para ser útil”. É a frase que motiva as técnicas do MN, a adaptação do MN como treinamento militar (“Percurso do Combatente”) e também o PK. Tem forte conteúdo altruísta, que estava na moda dentro das ideologias, perante a sociedade da década de 20.
2.1- “Ser Forte...”: Deve-se seguir a linha de entendimento do MN para o que é ser forte. Sendo uma visão mais ampla, demonstra que ser forte é ter força bruta, agilidade, resistência, equilíbrio, entre outras qualidades do físico humano. Alem de se estender até a força moral e viril, as quais seriam as verdadeiras provas de força.
2.2- “...para Ser Útil”: É uma visão mais puritana do PK, onde o que não tem utilidade prática não é executado. Sempre abre um grande e desnecessário debate sobre a utilidade de movimentos plásticos (como os giros). Essa parte evidencia o altruísmo, gerando no traceur a necessidade de ajudar quando possível, seja pelo seu físico ou até mesmo pela transmissão de seus conhecimentos.

Continua...
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

O porquê da filosofia do Parkour

Faça força no percurso! Aprenda todas as técnicas! Seja ágil! Aprenda como escalar, como lutar, como se alimentar, como vencer tudo e todos. Seja um verdadeiro tanque de guerra. E quando você for o melhor, pensará: “Para que?”
Essa pergunta só surge, quando o indivíduo acha que filosofia a do parkour é coisa de fracos, dando pouca importância para o que escrevemos aqui por exemplo.
Pensando assim cheguei a três perguntas. São elas:
É possível que alguém no parkour, evolua fisicamente passando por várias etapas, mas não evolua dentro da filosofia? E se houver essa possibilidade. Essa pessoa pode durar dentro do parkour?
Pois bem. Entendo que não seja possível uma evolução mental não acompanhar uma evolução física! Aconselhar que textos sejam lidos, e informações sobre parkour sejam buscadas é algo que se faz com iniciantes. Após um tempo, você anda com suas próprias pernas. Ai sim vem sua descoberta particular sobre o que é parkour. Se o corpo evolui e a mente fica para trás, o parkour se torna chato e sem motivo. Certa vez li, que os nazistas acreditavam que a atividade física instigava o ato de pensar e portanto a filosofia. Acho interessante esse pensamento, principalmente se veio mesmo dos nazistas! Mas creio que seja verdade.
Mas como explicar maus esportistas em todas as modalidades?
Pessoas más existem. Observando pela educação, isso é reflexo de erros de conduta na sua formação, pois sua maldade é apenas um entendimento diferenciado do que é correto. Praticamente todos sofremos com os efeitos de erros dos nossos formadores. Ai entra em cena a atividade física e o esporte, que é claramente um meio de corrigir ou amenizar os erros existentes na conduta formadora individual. Maus esportistas existem e vão continuar existindo. Isso significa dizer que um ótimo meio de consertar os erros dos formadores daquele indivíduo, que é a atividade física, não foi corretamente aproveitado.
Levanto a questão. Será que o sentimento de vaidade nutrido pela competição esportiva não vem na contra-mão do que a atividade física pode corrigir no indivíduo?
Essa questão é para um outro texto. E para concluir o porquê se deve buscar a filosofia do parkour, basta citar uma frase que vi não sei onde, feita não sei por quem:
“De que adianta ter o melhor tanque de guerra, mas não ter o soldado qualificado para opera-lo?”
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

Ow moleque! Tu não pode pular ai não!

Quem é que nunca se viu na seguinte situação:
Está lá você, treinando com seus amigos, felizes por estarem fazendo algo realmente saudável e vem um guardinha gordo, obeso, escroto e fala:
- Não pode ficar ai não. (Isso tudo na maior grosseria sem nem ao menos perguntar o que você tá fazendo).
A minha vontade sempre foi responder:
- Porque você não vai cuidar desse seu bucho e me deixa em paz?

Eu posso ser bruto, mais uma coisa que eu realmente não sou é mau educado, com educação você consegue o que quiser e na maioria dos casos que eu acabei de citar mesmo sendo educado o guardinha continua sendo estupido, o que eu até intendo, o cara ganha mau, é barrigudo e não deve pegar ninguém.

Existem casos que você realmente vai tá errado como por exemplo quando você pula o muro de uma construção pra treinar lá dentro, só lhe resta pedir desculpa e sair dali. PORÉÉÉM... Existem casos que você tem todo o direito de estar ali, vou explicar melhor:

Vou começar citando uma lei prevista na Constituição Federal (artigo 5º):
"Todo cidadão indistintamente tem direito à sua liberdade, ao direito de ir e vir, só podendo ter a sua liberdade cerceada, em decorrência de prisão em flagrante delito ou por mandado judicial, devidamente fundamentada por autoridade judiciária competente, não devendo confundir autoridade judiciária, com administrativa"

Eu destaquei essas duas partes:


"Flagrante delito": é ser pego praticando algum delito, ou seja, pego com a mão na massa, todos nós sabemos muito bem que parkour não é crime, mas vandalismo sim, depredar, quebrar um patrimonio público é crime, então evite estragar o que é de todos.

"não devendo confundir autoridade judiciária, com administrativa": Autoridade Administrativa é o sindico de um bloco, o prefeito de uma quadra, o prefeito de uma cidade, o presidente do Brasil... Eles não tem a competencia para aplicar nenhuma multa ou te proibir do direito de ir e vir.

Exato, você tem o direito de ir e vir e isso tá estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e na Constituição Federal.

Você tem todo o direito de estar ali, inclusive nos bancos, corrimãos das quadras, até mesmo de baixo de um prédio!
Lógico que tudo vai de um bom senso, se você perceber que vai estragar o local, danificar o corrimão não faça, parkour não é vandalismo. Fica aqui então essa informação, você tem um lei na constituição federal que te protege, você tem o direito de ir e vir!

_______
by Ian
Share/Save/Bookmark

Você é o que você come!

Bom, eu resolvi escrever um Post sobre alimentação. Lembrando sempre que eu não sou nutricionista, tudo o que eu vou falar é baseado em pesquisas que eu fiz com amigos que são especialistas e na internet.

Minha opção:

Eu realmente tenho uma escolha um pouco diferente dos demais, não, eu não sou aqueles vegetarianos frescos magrelos com imunidade baixa que comem capim e cagam feno e arrotam soja (nada contra, só acho frescura). Na minha alimentação o meu pai cortou a carne vermelha, isso desde que eu me intendo por gente e eu depois de velho acabei aderindo por dois motivos:

SAÚDE: Pesquisas mostram que o consumo de carne vermelha pode aumentar significativamente o risco de câncer. A carne vermelha pode ser ri
ca em gorduras saturadas, que fazem mal ao organismo e em excesso são inflamatórias.

GOSTO: Eu não gosto do gosto da carne vermelha, isso desde de bebê. Não agüentava comer aquelas papinhas de bebê de carne vermelha.

OBS.: A carne vermelha possui sim as suas qualidades, é um alimento com grandes quantidades e variedades de nutrientes, sendo riquíssima em substâncias, contém a maior quantidade de ferro, sendo por isso muito importante na prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco, que incluem crianças, gestantes e idosos em geral. Mas as qualidades que possuem na carne vermelha possuem em outros alimentos.

Porra Ian, então o que você come? Minha alimentação, na parte de carne é baseada em carne de frango, peixe e frutos do mar em geral, algumas vezes carne de por
co e ovo, ovo e mais ovo. Carne branca em Geral.

Segue a baixo os motivos:

SAÚDE: É uma fonte de ômega 3 e 6 bem como de ácidos graxos (que são muito importantes para o metabolismo, pesquisa mais depois, não vou ficar gastando dedo dando aula de 3º anos).

GOSTO: É bom pra caralho! Vamos entrar num acordo aqui!

VERDURAS E LEGUMES:
Os vegetais são constituídos por glúcidos não digestíveis. São ricos em vitamina (provitamina A, riboflavina, ácido fólico e vitamina C) e sais minerais (ferro e cálcio). As suas vitaminas hidrossolúveis (ferro, magnésio e fósforo) perdem-se na água da coze
dura se esta não for aproveitada. Por esta razão, os vegetais devem comer-se crus ou pouco cozidos, no caso de se optar pela cozedura, ela deve ser feita em recipiente tapado.

Vamos falar sobre dieta...

Como alguns sabem, eu tenho grande influencia do Jiu-Jitsu, sou filho de um mestre faixa preta 4º dan e formado em mais 5 artes marciais. Nos somos a 4 geração direta do Jiu Jitsu dos gracie, embora seja um Jiu Jitsu totalmente diferente (mais tarde se houver oportunidade eu falo mais).

Sim, o que essa resenha toda tem a ver. Dieta meu caro...

DIETA GRACIE:
A Dieta Gracie, que se propõe a ser natural e balanceada, divide os alimentos em grupos básicos. O grupo A é formado por proteína animal, gorduras, óleos e vegetais; o B por cereais; o C por frutas doces; e o D: por frutas ácidas.

Os alimentos do contidos no grupo A combinam entre si e com mais um do grupo B. As comidas do grupo C combinam entre si e com mais uma do grupo B. Os alimentos do grupo B não combinam entre si, porém combinam com os dos grupos A e C. Já os alimentos do grupo D não combinam entre si e nem com outros grupos, desta forma devem ser consumidos isoladamente. A Dieta Gracie é completada com os grupos E e F (leite e creme de leite) e suas permissões.



_______
by Ian
Share/Save/Bookmark

Um Sábado e muitos assuntos

Mudando Hábitos
A algum tempo andava desanimado em relação a minha condição física. Essa semana, voltei a consumir uma boa quantidade de frutas nas refeições intermediarias e a diminuir a quantidade de comida na refeição principal (almoço). Acho que isso me deu mais ânimo. O fato é que a muito tempo não acordava cedo no Sábado para um treino, principalmente sendo o mesmo longe de casa. Fui ao território tradicional dos BRTracer, velhos amigos. Chegando por lá, conheci novos praticantes, reencontrei antigos amigos. Mas meu treino, que era para observar a iniciação dos BRTracer, acabou por se tornar nostálgico com a chegada de Pedro Thomas. A muito não via esse cara que considero tanto. Foi bom passar a manha com uma galera de qualidade, tanto no aspecto físico como no mental. Foi bom sentir que estou bem fisicamente e que posso contar com o respeito dos outros para comigo.
A Altura e a Mente
Acabei por ir treinar com o Pedro Thomas e passei por duas experiências sem precedentes. Observar um Saut de Bras com 3m de altura numa árvore, completamente possível fisicamente, mas bloqueado pelo medo. E estar a cerca de 6m do chão, sobre um pequeno prédio, sem nenhum tipo de segurança que não fosse meu corpo. Uma mistura de adrenalina e medo tomou conta. Depois disso, veio uma tempestade filosófica dentro do tema: “Parkour é mais mente que físico”. Logo um post sobre!
Técnicas Fixas?
Ao ver alguns executando um dêdente impulsionado com os dois pés, questionei: Se havia o advento da velocidade da corrida, essa velocidade seria sempre reduzida pelo ultimo passo. Portanto sua execução seria melhor com um pé de impulso. Os outros concordaram em parte, e quando refletimos sobre o caso, concluímos que na verdade, os dois pés impulsionariam mais que um (claro), e isso compensaria a velocidade perdida na quebra do fluxo da corrida. No fim das contas, “seis por meia dúzia”! O meu espanto é que nunca tinha pensado assim sobre esse assunto. Ao tentar da forma deles, notei que meu corpo está adaptado para o movimento com costumo treinar, que é em fluxo com a corrida e impulso em um pé apenas. Outra questão foi o espaço reduzido para a corrida. Bem, ainda defendo que nesse caso se deve encurtar as passadas, conseguindo maior explosão. Assim uma técnica “fixa” em minha mente não caiu por terra, mas se tornou menos “fixa” que antes. Ainda assim prefiro continuar com a forma que penso pois para mim, ela sempre deu mais certo. A palavra é respeito.
Lado a Lado
Pensei sobre muita coisa quando estava por lá, trago só as mais importantes. Pois o post já está grande! Desde que comecei a treinar, a 308 Sul é o centro que reúne os traceurs de Brasília. Muitos já passaram por lá. Creio que aqui em Brasília, lá é o lugar onde andamos lado a lado. O ar de lá, já tem cheiro de Parkour.
Parcour com C
Já em sobradinho, em nosso treino normal, repleto de força e de iniciantes. Sempre é uma luta contra o cansaço, mas é muito bom treinar. Após o treino fui questionado sobre a forma que pegamos no muro. Porque dizer que é o CERTO é a pegada tradicional, com as falanges sobre o muro e o ERRADO é a pegada com as falanges por trás (chamada pelos traceurs de “roubada”). Pois bem. Não se trata um certo e um errado no Parkour. Se trata de técnicas que facilitam a locomoção com todo tipo de obstáculos. A situação real, ou parcour com C, é a junção do que foi aprendido em técnicas e o que você vai acabar fazendo por instinto. Em algumas subidas vai catar o muro com a roubada? Sim, claro! Mas e se a subida for em um balcão já que a roubada não é possível? Ou como fazer essa subida numa “estrutura negativa” como uma parada de ônibus, onde não á nem apoio para os pés? Não dá pra se lamentar não ter aprendido uma técnica ou ter não ter força para executá-la bem na hora da situação real (parcour com C). No vídeo abaixo, vejam o caso da subida no balcão, observem que além de impulsionar o corpo a partir da pegada tradicional do PK, o traceur chega a erguer o corpo com punho fechado!

Por que "Parkour Puro"?
O vídeo é da apresentação do Pedro Thomas no Barclaycard World Freerunning Championship 2009 em Londres. Aí você me pergunta: “Como um cara que gira tanto como ele se apresentou no estilo “Parkour Puro”?” O que ele disse foi: “Me trataram como número. Dei ao evento, o que ele deu a mim.”
Pessoal, o Parkour pode dar muito a vocês e a sociedade. Só peço que dêem ao Parkour muito. O Parkour não é uma brincadeira fútil, é coisa séria, que tem muito valor.
Abraço a todos!
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

Andar com as próprias pernas

Quando se é um féto, não se tem escolha. Estamos a merçer da vontade de nossa mãe. Somos refens de suas escolhas e atos. Esses atos poderão influenciar diretamente na vida do indivíduo em formação. Então chega a hora do nascimento. Assim coquistamos nossa liberdade ao romper o cordão umbilical.
Somos livres! Liberdade é a essência do pensamento de Rosseau. Pensamento que é por mim entendido como a semente do que vivemos hoje ao nos desprendermos das amarras estabelecidas por nossos limites físicos por meio do Parkour.
Quando se começa no Parkour, não se entendende muito bem o que ele é ou o porquê ele existe. Mas logo se começa a entender (gradativamente) sobre assunto.
Quando já entendemos um pouco o Parkour, já não somos mais simples fétos ou bebês. Já estamos aprendendo a andar. Essa quinta-feira um dos garotos que começaram a treinar comigo me surpreendeu com sua tentativa de “Andar com suas próprias pernas”. A algum tempo venho tentando me tornar independente dos outros traceurs e seus treinos. Consegui isso aumentando minha rotina de treino. Como os iniciantes tomaram a mesma atitude os treinos tornaram-se fixos. O problema é que, se antes eu estava dependente do treino dos ouros, agora o outros estam dependentes de do meu treino. Isso faz com que meu treino caia de qualidade. Não reclamo em passar o treino para os iniciantes. Só peço que busquem sempre aprender como se deve treinar, para que possam fazer isso tambêm quando estiverem sozinhos.
_______
By Fillipe
Share/Save/Bookmark

Flexão de Braço

Com certeza a flexão de braço é um dos exercícios mais famosos do mundo até os adolescentes magrelos "nerds" fazem pra ganhar um pouco de músculo e não pense que por parecer simples ele não tenha utilidade.

Como esse post eu espero ajudar o pessoal que quer variar um pouco os treinos de flexão, complementar os seus treinos de Parkour e até mesmo pra quem não sabe nem como começar.

PARTE FISIOLÓGICA:
É bom você saber o que acontece com o seu corpo, assim você pode evitar várias lesões e não fica sem intender nada quando uma parte que não tinha nada a ver com o exercicio ficar doendo.

Ao contrário do que muitos pensam, as flexões de BRAÇO não servem somente para os "BRAÇOS", tudo depende de quão bem feitas forem as flexões, e também do estilo. Roubando, você arrisca só trabalhar o cérebro (se enganando de que está dando certo). Quando bem feitas, as flexões clássicas (braços em 90 graus em relação ao corpo, na altura dos ombros, e usados para levantar o corpo do chão) em geral trabalham:
  • Principal foco: músculos da região peitoral
  • Foco secundário: tríceps, deltóides / ombros e costas (principalmente a parte inferior)
  • Quando bem feitas – com o corpo todo concentrado: impacto também nos abdominais

E os bíceps? Embora indiretamente afetados, como em qualquer exercício de braço bem feito, não dá para dizer que eles serão os principais beneficiados por flexões de braço feitas no chão. A flexão na barra, feita com as palmas das mãos voltadas para o corpo, exercitam o bíceps diretamente (assim como as costas), e podem ser um dos melhores complementos para a sua série de flexões de braço no chão.

MÉTODOS

Flexões Rápidas (explodindo): Em geral, desta forma você vai adquirir mais definição nos músculos (pra você que tá pensando em ficar bonitinho), mais explosão e rapidez na hora de se fazer um saut de bras por exemplo.

Flexões Lentas: Em geral, desta forma você adquiri mais força, que também é muito importante para o parkour.

PORRA IAN! ENTÃO QUAL É O MELHOR JEITO?
Junto e misturado cumpadi! O ídeal é fazer uma mesclagem dos dois, ai vai do seu gosto a forma de misturar.

VARIAÇÕES:

Flexão clássica:
Com os pés e as mãos apoiados no chão. Com os pés juntos e as mãos paralelas ao ombro. A flexão é computada quando o braço é totalmente esticado e flexionado até os cotovelos passarem o limite das costas. Lembrando sempre que a cintura deve acompanhar o movimento dos braços pra evitar aquela "roubada".

Pra você menininha (intendam que não me refiro as mulheres e sim as homens que não conseguem fazer f
lexões mesmo) tem a opção de fazer com os joelhos apoiados ao invés dos pés. E se você for vir com o papinho de: "Aii, eu sou magro", saiba você que é até mais facil. Eu tenho 98kg, você tem 50kg, proporcionalmente é o mesmo que eu fazer supino com 98kg e você com 50kg, quer trocar?!

Flexão inclinada: Apoiando os braços no banco ou em alguma elevação com os pés no chão (recomendado mais para iniciantes que não possuem muita força ainda), ou ao contrario, com os pés apoiados em alguma elevação e as mãos no chão.


Flexão isométrica: Rapidinho aqui, o que é isometria?: "Chama-se isometria a característica de contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonistas e antagonistas de um movimento (contração mantida)"

Como se fosse uma flexão normal, só que executando uma isometria, no começo, no meio, no final ou nas três etapas.

Flexão com os cotovelos abertos: Semelhante a flexão simples só que com os cotovelos abertos, ao em vez de colados ao corpo.


Flexão Diamond: Semelhante a flexão clássica, só que nesse caso posicione as suas mãos formando um triangulo logo abaixo da linha do seu peito.


One Leg Push ups: Essa tipo de flexão pode ser usada em todas as variações de apoios. Nesse caso basta apenas tirar uma perna de apoio do chão.


Punhos fechados/ponta dos dedos: É um outro tipo de flexão na qual também pode ser aplicada a qualquer variação, com os punhos fechados ao invés da palma da mão, ou com as pontas dos dedos.

Flexão com rotação: Após a execução da flexão execute um giro de quadril ficando com apenas um braço de apoio.


Flexão com saltinho: Após a execução da flexão, suba com toda a força para dar um saltinho no final, quando suas mãos tocarem novamente o solo aproveite o embalo para descer, e suba rapidamente para executar mais um saltinho. Se quiser bater uma palma no final é bão também!



Altura das mãos variadas: Alterne a altura das mãos, posicionando uma mais a cima e a outra mais em baixo. Não esquece de trocar os braços depois pra não ficar capenga. Você também pode misturar essa com a do saltinho, a cada salto que você der alterne a altura das mãos, a que estava mais em cima fica em baixo e a que estava em baixo fica mais a cima.



Mergulho: Essa é old school e muito eficiente. A melhor forma que eu encontrei de explicar é mostando em vídeo.



Caminhada do jacaré: Novamente a melhor forma de explicar é em vídeo.



Espero que eu tenha ajudado e que vocês tenha gostado, frangaiada! Abraço
_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

Certo e Errado

O conceito de certo e errado é muito complexo, deus e diabo, bandido e mocinho e por ai vai... É tudo relativo, depende do seu ponto de vista, assim como no Parkour, não vou nem entrar no mérito do mortal e sim das técnicas.

O Parcour foi criado com técnicas básicas inspiradas em outras disciplinas (que falaremos futuramente), sempre com o objetivo de tornar as coisas mais fáceis, mais seguras e... MAIS RÁPIDAS! A palavra chave é justamente essa, ser Rápido, em sumo o conceito do “Parcours” gira em torno de ser fluído, forte e ágil, coisas que podem se confundir, por isso cada um tem o seu jeito mais fácil e é essa a mágica do parcour, ele é totalmente aplicável e adaptável a cada pessoa que o pratica, o que serve pra mim pode não servir pra você, ai que entra o meu questionamento: “Porque usar o cotovelo pra subir um muro é errado então?”

Não é errado, ninguém pode te criticar por subir com o cotovelo, você sobe mais rápido assim? PERFEITO! O maior defeito que eu percebo nas pessoas é que elas sempre ficam presas, o Parkour serve pra você conhecer o seu corpo, procure novas maneiras de subir um muro, de lado, de frente, de costas... Procure novas maneiras de passar um corrimão, explore o seu corpo, conheça tudo o que ele tem pra te oferecer, você possui a maior maquina já produzida, chega a ser idiotice se limitar. Mas veja bem, se alguém te falou que um jeito é melhor que o outro provavelmente não é atoa. Antigamente um Saut de Chat era feito por todos impulsionando com as duas pernas, um dia alguém descobriu que fazer o mesmo na passada era muito mais rápido, fluído e ia muito mais longe, de inicio, alguns que tentaram e disseram que não era bom, mais outros que tentaram e de inicio realmente acharam que daquela forma era mais devagar treinaram e perceberam que SIM, na passada era o meio mais fácil

Eu também não estou dizendo pra você sair pulando por ai, se estrepando e dizendo: “Li num blog”. Na hora do PARKOUR treine com disciplina, execute SIM 100 Saut de chats por dia... Mais na hora do PARCOUR, explore o seu corpo!
_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

21/09 Dia da Árvore

Hoje é dia da árvore. Achei por bem homenagear a árvore mais tradicional do parkour de sobradinho: "A-árvore-do-galho-indestrutível-da-quadra-3"!
Na sua primeira vez nesse lâché não terá como não perguntar: "Esse galho não vai quebrar?"
No ultimo dia 12 treinamos nele e a pergunta veio atona novamente. Chegamos a conclusão que o galho está na verdade vivo! Não cresce mas está ficando mais forte! E ainda será por muito tempo o primeiro lâché dos dos iniciantes daqui.
Quando olhamos algo sobre Método Natural, aprendemos que esse contato com o meio ambiente é necessário. É extremamente triste ver tanta degradação. O ribeirão sobradinho está com suas nascentes assoriadas e quando você faz um trilha (como a nosa tradicional subida do morro para a Quebra dos Deuses) passa a realmente acreditar que pet nasce em árvore! É de se espantar a quantidade de resíduos deixados por quem passa.
Nossa ação direta é a forma que temos de ajudar a amenizar esse problema. Temos que nos organizar corrigir isso, antes que não haja mais o salvar.
Dê seus "pequenos passos" sozinho e participe do...
"One Giant Leap"
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

PKSobrado completa um mês!

Copiando o tópico feito nada comunidade do Orkut:
"Informações sobre o Blog PKSobrado"
Pessoal! Como já sabem, agora temos um blog repleto de informações úteis!
http://pksobrado.blogspot.com/
Fiquei muito contente ao receber elogios de antigos e novos amigos do Parkour quanto ao conteúdo. Hoje notei que o blog completou um mês no dia 17! Desde o dia 19 acompanho as visitas do blog pelo Google, e pude ver que até hoje, o blog já foi visitado em 24 países (não me perguntem como eles puderam ler as postagens apenas em português).
Mas esse blog é hoje dedicado principalmente aos iniciantes do Brasil. Tentando formar uma consciência, do que é o Parkour e sua filosofia, em suas cabeças.
Sendo assim creio que estamos obtendo êxito, pois o blog já foi visto em 31 municípios distribuídos em todas as regiões do Brasil.
Peço aos iniciantes que tenham o costume de ler as postagens do blog sempre. Pois Ian e eu (que estamos gerenciando o o Blog) temos tentado atualizá-lo o máximo possível (durante alguns dias desse primeiro mês ele foi atualizado diariamente).
Este link é da agenda pública do blog. Essa aí do lado! Os treinos marcados na comunidade do Orkut e ou combinados por fora estão sendo informados nesta agenda (ponha nos favoritos).
Agenda Pública PKSobrado
Iniciante! Leia e treine!
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

No Pain, No Gain!

Quando eu comecei a treinar Muay Thai, com 13 anos, por conta de um velho habito meu, levava os meus defeitos pra casa e tentava arrumar com a ajuda de uma GRANDE amigo, o ESPELHO =). Por causa dele conseguia ver onde eu estava errando e tentava arrumar.

Treinei um bom tempo no asfalto do estacionamento da quadra do meu professor, porque a gente não tinha lugar pra treinar. Com 1 Mês era impossível treinar descalço por conta dos rasgados que tinha debaixo do pé.

Já treinei em tatame emprestado também. Eu tinha que chegar todos dias 1h mais cedo, e sair todos o dias 1h mais tarde pra deixar tudo limpo!

Treinei também em campos de areia. Mais tudo isso só fez eu pegar mais gosto pelo Muay Thai.

O mesmo aconteceu com o Parkour, na época o único que tinha carteira era o Pipe, mas não adiantava de nada porque ele não tinha carro. A gente ia de ônibus treinar, e acredite, a gente treinava MUITO, mais do que vocês imaginam! E pra voltar pra casa era uma merda... Com as mãos ardendo, as coxas gritando com você: "SENTA SEU FILHA DA PUTA, TO CANSADA". Era foda, mais mesmo assim a gente estava feliz, porque sabia que tinha cumprido o nosso dever e as adversidades eram só mais um muro pra gente subir!

Pra terminar quero deixar aberta uma ideia aqui... Em 2007 rolou um acampamento de parkour em Goiania que reuniu algumas pessoas de Brasília e várias de Goiania. Adivinha qual era o objetivo?!!! PARKOOOOUR! Tudo bem que os únicos que treinaram de verdade fomos nós de Brasília. Mais especificamente eu e o Beto. A gente almoçava treino! Começava treinando todo mundo e no final só restavam a gente!

A minha ideia é justamente essa, fazer um Acampamento de Parkour que não inclua só Parkour, trilha pra aplicarmos o Método Natural de deslocamento, cachoeira e tudo mais! O que acham?!

Vou postar aqui em baixo o vídeo do Acampamento que teve:

_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

Iniciação ao Parkour pela BRTracer

"A BRTracer realizará no mês de outubro um programa de iniciação ao Parkour."
Estava esperando o inínio da divulgação para dar minha opinião. Já estava passando da hora! Hoje temos que ver grupos sérios e comprometidos com o Parkour fazendo o Parkour, evoluindo o Parkour! É certo que muitos grupos pensaram em cobrar para ensinar Parkour. Cara, vivemos no Brasil! Um lugar onde não se dá valor nem a atletas olímpicos. Temos que nos unir, nos organizar, investir e nos desenvolver. O Parkour não muda pelo que você pensa dele ou faz por ele. O autruismo presente desde o Método Natural vai se manter. E nós vamos crescer mais e mais.

Que fique claro: Ian e Fillipe apoiam a decisão de nossos amigos da BRTracer!

Para saber mais sobre a Iniciação clique aqui!

_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

UM ENORME SALTO (One Giant Leap)

"O Parkour Generations e a ONG britânica Sandbag, elaboraram o primeiro evento mundial de Parkour contra as mudanças climáticas. A intenção é mobilizar os praticantes a favor da causa e cultivar nas pessoas ao redor o pensamento de que elas podem contribuir e tomar partido por um mundo melhor. E é com essa vontade e espírito que o Geração Tracer aliado ao BrTracer adentra a campanha para juntos darmos um “enorme salto” em direção a esse futuro mais limpo de poluentes."
Nós sempre acreditamos que a ação direta gera muito mais efeito nas causas pelas quais lutamos. E vejo esse evento como um primeiro passo nesse sentido. Claro que nós queremos estar dentro disso, um enorme salto para humanidade!
Leia mais sobre a causa..

_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

O Traceur soluciona o caminho

Pensando sobre a palavra “caminho”, lembrei que certa vez, ouvi uma parábola que falava sobre um grupo de exploradores e seu burro de carga. Andando dentro da mata fechada, eles chegaram aos pés de uma montanha. Decidiram colocar toda a bagagem em seu burro de carga e iniciar a subida por onde o burro pudesse passar. Assim o fizeram por um caminho sinuoso até o topo da montanha. Pouco tempo depois, um segundo grupo fez o mesmo, seguindo os rastros deixados pelo burro do grupo anterior. Meses depois, alguns grupos passaram pelo mesmo caminho e a vegetação ficou fácil de se transpor. Anos depois um grupo fez o mesmo caminho, demarcando e mapeando a trilha. Mais alguns anos um outro grupo aumentou a largura da trilha para que carros pudessem passar. Uma pequena vila se formou na base da montanha e se desenvolveu lentamente por 200 anos, seguindo o caminho até chegar ao topo da montanha. O caminho que o burro de carga fez, se tornou a avenida principal de uma grande cidade. O desenvolvimento dessa cidade poderia ter sido o mesmo em apenas 50 anos, se um único grupo não andasse com a cabeça abaixada para ver os rastros e sim com a cabeça erguida e os olhos por sobre os obstáculos, procurando soluções práticas.
Já pensou que esse caminho, que você faz todos os dias, que foi pré-estabelecido por alguém, pela sociedade ou por você mesmo, pode ter sido trilhado primeiramente por um burro de carga?
O nome traceur vem de “cortar caminho”. Traceur é aquele que encontra um novo caminho, um novo modo de seguir em frente, uma nova solução. E se não houver meios, o traceur se esforça ao máximo para criar os meios. Simplesmente por fé em chegar ao seu objetivo. Ele se prepara para as possibilidades que o caminho poderá oferecer.
Se adapte ao caminho e o adapte a você.
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

As visões mudam!

Fillipe diz:
Caralho..
Fillipe diz:
nego fala mta merda!
. Ian Ludgero diz:
Véi!
. Ian Ludgero diz:
A gente já falou as mesmas merdas!
Fillipe diz:
entendo.. mas..
Fillipe diz:
minhas merdas ficaram em off..
______________________________________________________________

Essa foi uma conversa que eu tava tendo com o Pipe quando a gente leu algumas besteiras que o povo escreve nas comunidades. Que foi mais ou menos a mesma que eu tive quando estava voltando do treino Jiu com o Beto.

Quando a gente começou nos tínhamos um visão totalmente diferente da que temos hoje, isso é fato. O conteúdo que a gente tinha acesso era MUITO, MAIS MUITO POUCO MESMO! Ou eram em Inglês ou Francês e as fontes em Português não eram das mais confiáveis. A gente ralou muito pra cultivar todo o conhecimento que a gente tem hoje, nada saiu mastigado. No nosso tempo não tinha essa historia de Francês vir pro Brasil...

Eu fui até Lisses pra adquirir conhecimento, eu li, re-li, ouvi, re-ouvi... Assim como fez o Pipe. E o conselho que eu posso passar é... ESTUDE!

Segue um vídeo meu antigo de 2006 mais postado em 2007. Agora que você já leu, vai treinar caralho!
_______
by Ian



Share/Save/Bookmark

Traceur ou Palhaço?

Claro, se você treina parkour não tem isso tatuado na testa e nem sai falando aos quatro ventos o que está treinando. Algumas pessoas ao seu redor não tem a menor idéia de que você, que está ali na mesa ao lado, de gravata, fazendo relatórios no Excel, “faz” o chamado “LEPAKU”. E ainda se assustam com essa idéia. Mas porque o susto?
É simples. Culpa da mídia? Que, profana como ela é, transforma nossa força e a arte do deslocamento, em “loucos radicais que pulam de prédios dando mortais”. Algo tão distante das pessoas comuns que sempre iremos ter alguém assustado com o desconhecido. E a primeira reação (a que me deixa mais irritado) é: “Sério? Faz alguma coisa aí!” Eu olhava para um lado para o outro, com um sorriso sem graça e paciência zero. Logo isso se repetiu. E por mais que fizesse algo e ao mesmo tempo explicasse o parkour, as pessoas queriam simplesmente mortais ou apenas rir mesmo. Sendo assim me armei em contra-ataque e disse: “Ei! Pode parar! Não sou bobo-da-corte!” Desde então essa é a resposta mais usada. Ela me defende e defende o Parkour, coisa séria! Não é piada na boca de palhaço. Leve o Parkour a sério e imponha que você seja respeitado na sua individualidade.
Estou esperando a hora de alguém perguntar novamente.
“-Oi. Você faz lepakú? Faz alguma coisa aí!”
“-Desculpe. Faço jiu-jitsu. Quer que eu quebre seu braço?”
_______
By Fillipe
Share/Save/Bookmark

Visão de Traceur

Lá está você, vivendo a sua vida, trabalhando, dirigindo, passeando com sua namorada, e de repente você olha para algo na rua e já se vê fazendo algum tipo de movimento. Começa a analisar rapidamente as formas de transpor aquilo, se é forte o suficiente para realizar tal atividade, quais são os riscos, etc. Então sua namorada o puxa pela mão e o tira dessa hipnose perguntado: “Por que esta olhando aquele muro?”
Creio que esse seja um dos momentos mais estranhos na vida de um traceur. A nova ótica que o Parkour proporciona é tão inquietante que transborda no nosso cotidiano. Fazendo com que pareçamos loucos olhando para o nada. Entendo que essa inquietude é um sinal da liberdade que sentimos. Pois os caminhos estão feitos, prontos, mas um belo dia você descobre que poderia passar por outro caminho. Logo passa a procurar outro caminho em todos os lugares por onde anda. E as barreiras começam a ser quebradas. Seja no mundo físico, seja na imaginação!
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

Muscle UP! UP MESMO!

Bom, como todos devem ter percebido a parte sentimental do Blog fica com o Lipe, que escreve umas coisa lindas, chega me da orgulho, a minha mesmo é a parte prática, sem rodeios e palavras bonitas.

Bom, eu vou falar agora da importância da parte física. Vou tentar escrever pouco porque eu sei que é um saco ler.

O Parkour consiste em você estar preparado para as situações do dia-a-dia, você estando forte automaticamente se sente mais confiante e mais preparado pra fazer um salto por exemplo. E pra isso meu amigo, você tem que ralar e malhar... Se você conheceu o Parkour e logo pensou: "Nossa que bonitinho, é um esporte descolado e só precisa de um tênis pra se praticar, vamos lá amiguinhos, vamos treinar..." você está totalmente enganado, uma hora você vai se deparar com um salto e vai pensar, poxa, é difícil, acho que eu não tenho força o suficiente nas pernas pra chegar lá... Se fudeu! Se fosse uma situação real de perigo você estaria encrencado e seu Parkour não te serviu de nada. Então de nada adianta o Parkour sem um bom preparo físico, e não adianta fugir disso é o mesmo que ir numa academia de Artes Marciais e falar: "Cara, eu quero aprender a Lutar, mais não bate em mim porque eu não gosto muito, tá bom?".

Nesse tópico eu vou passar um pouco sobre barra fixa.

Basicamente existem dois tipos de pegadas na barra fixa:
  1. Barra Fixa Pronada (Pull ups): A pega na barra é feita com a palma das mãos viradas pra fora. Esse tipo de pegada exige menos do bíceps e mais das costas.
  2. Barra Fixa Supinada (Chin ups): A pegada na barra é feita com a palma das mãos pra dentro.
Obs.: Existem váriações de pegadas na barra como por exemplo as pegas alternadas (uma pra dentro outra pra fora), pegadas com quimono (que eu uso muito) e por ai vai... Depende da sua imaginação.
  • Qualquer que seja o método que você utilize tente fazer sem assistência de ninguem, tente sempre bater o recorde anterior. (Eu vou passar algumas dicas pra ir aprimorando a subida e ir adquirindo força com o tempo, continua lendo...).
  • Barra Supinada é mais fácil do que Pronada (pelo menos pra mim), mais ambas são importantes... Se você não consegue um Chin up não tem problema, mais tente pelo menos ficar pendurado o maior tempo possivel.
  • Se você tem dificuldade em subir pessa ajuda pra algum amigo seu apoiar a mão nas suas costas ou até mesmo nos pés pra te ajudar a subir, ou se vc gostar manda ele te dar umas dedadas. huauhiahahuauihaihaihaa
  • Você também pode ser auxiliado por uma "Exercise Bands" que eles chamam lá na gringa, mais aqui no Brasil você pode fazer com liga de soro mesmo, que você pode encontrar em qualquer famarcia. VÍDEO
  • Evite usar o Momentum, que é vir correndo pular e aproveitar o pulo pra subir, isso pode te machucar de verdade...
  • Se você já faz 10 ou 15 repetições legais, de forma correta, já pode colocar um pouco de carga, pode ser com uma mochila com uma anilha dentro ou correntes penduradas.
Obs.: Lembrando que eu não sou nenhum professor de Educação Física, o que eu escrevi aqui é apenas base dos meus conhecimentos adquiridos e lidos, qualquer coisa que queria discutir ou opinar, sinta-se em casa!
_______
by Ian


Share/Save/Bookmark

Observe o Parkour

Muitas pessoas quando começam se perguntam, "aonde treinar?" Muitas pessoas de Sobradinho e de outro lugares, se deslocam de suas casa até os lugares que eles acham que são os ideais para se treinar.

Porque? O Parkour pode ser praticado com duas pedras que estão paradas ai perto da sua casa. A pedra se mexe? A Levante e a arremesse. Uma grama? Praticar rolamento! Uma pista de cooper? Corra! Qualquer lugar é lugar de parkour. Não existe só a 08 sul, ou a 03 sul, ou a 10 de sobral no mundo inteiro pra se treinar. O Parkour não é fixo, é movél, é adapatavél! Explore os ambientes!

O Objetivo do Parkour é ser totalmente livre. Não se prender a subir somente por escadas ao ter um muro na sua frente. Você não precissar dar a volta e muito menos ter somente 2 ou 3 lugares de treino!

_______
by Ian

Gostaria de deixar aqui meu obrigado em nome do Blog pro nosso amigo Dudu que tá desponibilizando pra toda comunidade do Parkour do Brasil alguns vídeos com legendas, que torna muito mais fácil o intendimento...

Share/Save/Bookmark

Como se aprende o Parkour?

Muitas definições particulares sobre Parkour podem ser feitas. Fala-se que é esporte, filosofia, arte marcial, treinamento de militar, arte do movimento, etc. Mas uma forma perfeita de encarar a pergunta,“o que é Parkour?”, foi definida no documentário Projeto Pilgrimage, onde nos é colocado que devemos entender o Parkour com uma linguagem. Todos Passamos por um momento onde alguém nos pergunta: O que é Parkour? Tentamos explicar, dar exemplos, fazer com que nos levem a sério. Creio que a maioria das vezes não funciona. E quando você cansa e diz simplesmente, “pular muro”, as pessoas lembram de algum vídeo veiculado na mídia. Imaginei que o problema era na informação, e tentei fazer uma definição bem elaborada e explicativa. Nunca deu certo! O motivo é simples. Parkour não se explica. Parkour não se define por completo. Parkour não se transmite. O Parkour é um conhecimento que só se aprende por via da experiência própria. Como Jean-Jacques Rousseau define em seu Método Natural de Educação, a experiência própria é exatamente a forma pela qual o saber deve ser transmitido. Tudo deve se aprender pela vivência. O Parkour é algo tão simples, tão inerente ao ser humano, tão explicito nos nossos instintos e tão implícito nos nossos atos, que não se explica, apenas se vive.
Viver plenamente o Parkour edifica o ser humano.
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

Respeitando Obstáculos

Um belo dia você acorda e se sente feliz, pois vai ter treino com o pessoal! No treino, abarrotado de iniciantes sedentos por Parkour, você se sente mais forte do que nunca. Consegue aquele Saut de Bras gigante que você tem treinado muito, e você o faz super bem! Hoje também está mais rápido do que nunca! Fez um passe muraille incrível e um dédente monstro. Hoje é realmente o seu dia!
Ai vem aquele precision de 7 pés, com apenas 16 centímetros de altura. Você olha, explicando para os iniciantes o que fazer, e sabe que o faz com perfeição. Você ri. Você faz. Você erra. Você se lesiona. Você ficar sem treinar. Você retrocede.
O problema é que aquele pequeno precision, é o mesmo que você fez exaustivamente durante o seu primeiro mês de Parkour. É o mesmo que você dizia ser “muito foda” pra fazer e ficar.
Mesmo que anos tenham passado, e que você tenha evoluído, o obstáculo exige o seu infinito respeito. A hora que, por vaidade, nos sentirmos os mais fortes do mundo, e desrespeitarmos os obstáculos, não só os que vão vir, mas também os que já passaram, somos na verdade os mais fracos do universo.
_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark

Barclaycard World Freerunning Championship 2009

Preste atenção no de calça rosa! rs.. Em breve conto quem é!

Share/Save/Bookmark

Hidratação

Quando o assunto é atividade física, o assunto hidratação é fundamental! Ainda mais na época da seca, que em Brasília é de fuder! (umidade no ar menor que de 20% )

A hidratação é fundamental para o bom desempenho na atividade.

Entendendo o que acontece:
Quando nos exercitamos os nossos músculos produzem energia, calor. Para não haver um super aquecimento no corpo o nosso organismo responde através do suor, no processo que equilibra a temperatura.

O nosso corpo é formado por 70% (ser humano adulto) de água, e perdemos essa água através do suor, se não nos hidratarmos o nosso corpo vai sentir a falta.

Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido.

Motivos para se Hidratar:
1. O nosso desempenho muscular é melhor quando estamos Hidratados, as fibras musculares são lubrificadas. Com a falta de água elas secam e ficam mais difíceis de se movimentarem causando fadiga e câimbra.

2. Melhora a absorção dos nutrientes. Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. Só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

3. Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

4. Pra você que quer perder alguns quilinhos vai uma boa noticia, a água ajuda a emagrecer, principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia.

Dicas para melhorar o seu desempenho:
1. A
ingestão de 250ml a 600ml de fluídos cerca de 2 horas ANTES do exercício, garante o início da atividade com um nível adequado de hidratação, além de tempo suficiente para eliminar o excesso de líquidos.

2. Durante a atividade física. A ingestão de fluidos deve compensar ou repor tanto quanto for possível a quantidade de líquidos perdida pela sudorese. Pode-se calcular a quantidade de líquido perdida pesando o atleta antes e depois do exercício: cada 100 gramas de peso perdido representam aproximadamente 100ml de suor. Para isso recomenda-se de 125ml a 500ml em intervalos regulares, a cada 20 minutos.
ATENÇÃO: a quantidade e freqüência devem ajustar-se de acordo com a sudorese, tolerância e a velocidade de esvaziamento gástrico de cada indivíduo.

3. Após os treinos e competições, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água e eletrólitos, sendo essencial no processo de recuperação. O volume a ser consumido deverá ser maior (pelo menos 50% a mais) que o volume de suor perdido. Também deve ocorrer reposição de sódio e potássio, adicionados nos líquidos (fluídos) ou através da ingestão de alimentos ricos em tais nutrientes (banana, laranja, batata, água de coco, tomate, folhas verde-escura, etc).
_______
by Ian

Share/Save/Bookmark

O nosso Não-Clan

É interessante observar o fato de que em Sobradinho não há “clans”! Não há pequenos grupos que se diferenciam por nomes e imagens, com seu desenvolvimento focado na plasticidade e pouco interesse na filosofia do Parkour. Sabemos que alguns jovens se aventuram nos movimentos, com pouco ou nenhum conhecimento das técnicas ou mesmo de sua força (como em parte nós fizemos no passado). Há grupos de amigos que “treinam”, distribuídos por Sobradinho, Sobradinho II e Condomínios, atuando de forma oculta. Para eles eu digo: “Estão convidados! O cenário já está formado!”. Há apenas um grupo que realmente treina e tem ligação direta com praticantes do Plano Piloto e de outros estados. Seu nome é Parkour Sobrado, o nosso não-clan! Já apanhamos muito pra aprender e já temos o conhecimento mastigado, pronto para ser transmitido, basta se unir a nós.
Parkour Sobrado não se formou como um grupo fechado ou “clan” em Sobradinho, seus treinos sempre foram e sempre vão ser abertos a todos.
_______
by Fillipe

Share/Save/Bookmark

História

Em 7 de Janeiro de 2006, Ian Ludgero e Fillipe Ramos participaram de um dos primeiros treinos de iniciantes de Brasília, realizado na praça da 201 norte por Alberto Brandão e Alex Pires, praticantes de Parkour do plano piloto(na época Brasilian Traceur) .
Em fevereiro foi realizado um treino com outros interessados no Parkour, entre eles Wendely Leal. O treino foi realizado na quadra 8 de Sobradinho (no prédio do Giraffas). Nesse momento surge o Parkour em Sobradinho. Desde então, novos praticantes se juntaram ao grupo, como André Ninja, Jeff, Rudá, Hugo, Solon, Heigon, Barbara, Rafaela, Rafael Ktraca, Renê, etc (alguns dos mais antigos). Alguns ficaram, alguns pararam e voltaram, e outros já não praticam mais. Os treinos passaram a ser realizados todos os Sábados marcados pela comunidade no Orkut.

Hoje, após muito aprendizado, idéias, períodos de grande atividade, períodos críticos sem a realização de treinos, problemas e outras coisas, podemos ver que o Parkour continua em Sobradinho. E agora que estamos bem mais maduros, o Parkour já é parte de nossas vidas. Atualmente continuamos na busca por evolução, mental e física, e cada vez mais iniciantes se juntam a nós para praticar o Parkour. Entre as novas idéias está esse espaço, que tem como intuito agregar ainda mais os praticantes de Sobradinho, entre si e com os das outras cidades, alem de informar e instigar continuamente a busca por essa tão valorizada EVOLUÇÃO.

Peço que nós possamos nos manter unidos. Seja no treino ou fora dele.
Hoje somos:
André Ninja
Jeff
Fillipe
Rafael Ktraca
Renê Madruga
Heygon
Israel
Kézia
Raffa(ela)

Iniciantes:
Talles
Rogério
Luiz
Bianca
Madruguinha
Maicon
Lucas
(Essa lista pode aumentar!)

_______
by Fillipe
Share/Save/Bookmark